Shinsetsu Samurai Spirits: Bushido Retsuden

Samurai Shodown RPG

A longa espera por uma tradução...

Por:

"Shinsetsu Samurai Spirits: Bushidō Retsuden" é um RPG eletrônico lançado originalmente pela SNK em 27 de junho de 1997 para o Neo Geo CD, que foi portado para o Sega Saturn e o Sony PlayStation (PS1). O jogo apresenta conteúdo ligeiramente diferente para cada hardware.

Trata-se de um jogo que não foi oficialmente comercializado fora do Japão, o que o tornou conhecido no resto do mundo como "Samurai Shodown RPG" ou "Samurai Spirits RPG", embora versões traduzidas por fãs tenham surgido ao longo do tempo, para alegrar os demais fãs da franquia e da SNK.

Grande parte das ilustrações de destaque e artes de personagens foi criada por Shirou Ono, conhecido pelos mangás de "Samurai Spirits", "Ozn" e "Shin Shibito no Ken". As canções "Samurai na Yasu" e "Sora he" foram interpretadas por Asuko Yamaoka e pelo cantor de ópera KEN, respectivamente. Este título também inclui material original de Rei Isaki.

Apesar da grande popularidade da série "Samurai Shodown", (que tem em seu lançamento mais recente um título homônimo de 2019 através da "nova" SNK) é importante destacar que a SNK, que deste Cristalys não flertava seriamente com elementos de RPG, decidiu inesperadamente arriscar capitalizar sobre o sucesso da franquia, resultando neste início de "Shinsen Samurai Shodown: Bushido Retsuden".

samurai shodown rpg - Shinsetsu Samurai Spirits: Bushido Retsuden
samurai shodown rpg - Shinsetsu Samurai Spirits: Bushido Retsuden

A história de Samurai Shodown RPG

O enredo é uma viagem ao passado imaginário da SNK.

O jogo nos dá duas histórias independentes (que são na verdade os enredos dos dois primeiros jogos da franquia) O que começa no primeiro "Samurai Shodown", lançado em 1993, no Japão do século 18, durante o período de Sakoku ou reclusão do Japão (os quatro primeiros jogos ocorrem entre 1788 e 1789) com muita licença artística e personagens vagamente baseados em figuras reais da história japonesa.

Inicialmente, a ameaça de Shiro Tokisada Amakusa é apresentada, que na vida real foi o líder de uma revolta católica no período Edo. Segundo relatos históricos, antes de ser executado, ele proferiu a profecia de que voltaria para se vingar em 100 anos. No jogo, essa profecia é ficticiamente realizada através de um pacto com a entidade das trevas chamada Ambrosia.

O RPG segue até o enredo do segundo jogo, ocorrendo um ano após a derrota de Amakusa, quando surge uma nova ameaça. Um espírito vingativo possui uma sacerdotisa do santuário local chamada Mizuki e busca trazer caos e destruição ao mundo em nome da vontade do deus das trevas, Ambrosia.

A partir daqui, o RPG chega a referências e participações de diversos personagens, mas sua narrativa diverge nas três versões lançadas. Inicialmente, o jogo seria dividido em três episódios, um para cada um dos três jogos da série, ideia abandonada durante o desenvolvimento do jogo.

Mas mantemos o foco na versão original lançada para o SNK Neo Geo CD, cujas capa, contra-capa e CD originais você pode ver logo abaixo:

Os problemas de Samurai Shodown RPG

Desenvolvimento com atraso e dificuldades financeiras.

A parte de desenvolvimento do jogo enfrentou muitos problemas. O início dos trabalhos foi anunciado para 1995, mas sofreu muitos atrasos até finalmente ser lançado. Houve rumores de que o jogo nunca veria a luz do dia. O lançamento de "Samurai Shodown RPG" nos EUA estava planejado, mas nunca ocorreu.

Como dito, o jogo que originalmente seria dividido em três episódios, um para cada um dos três jogos da série até então. Deveria ser um título exclusivo do Neo Geo CD, mas pressões de desenvolvimento e problemas financeiros levaram a SNK a também lançá-lo para Saturno e PS1.

Conforme o desenvolvimento avançava e os problemas surgiam, a decisão executiva tomada foi de descartar o terceiro capítulo por completo, concentrando-se apenas nos dois primeiros, para permitir um lançamento mais rápido.

O jogo, uma vez lançado, recebeu elogios por suas animações excelentes e gráficos em 2D, mas também críticas devido aos longos tempos de carregamento.

A campanha oficial de lançamento de Shinsetsu Samurai Spirits: Bushidō Retsuden.... teve uma chamada curta inicial veiculada na TV japonesa, mas logo foi substituída pela versão que confirmava que o jogo não seria mais exclusivo para Neo Geo CD. Como podemos ver claramente no vídeo oficial abaixo também as capas das versões para Sega Saturn e Sony Playstation (PS1).

Mais Samurai Shodown que RPG ?

Na parte de jogabilidade... originalidade não faltou!


O sistema básico do jogo é muito semelhante aos RPGs de console da época. No início, o jogador pode escolher um entre seis personagens para protagonizar a história: Haohmaru, Nakoruru, Genjuro, Galford, Ukyo e Cham Cham. Um detalhe bastante incomum... E como se não bastasse, ainda havia a possibilidade de jogar usando os comandos dos jogos de luta da franquia.

Para manter a continuidade dos personagens, certas histórias foram levemente modificadas com base no personagem selecionado. Ao longo do jogo, dois outros personagens podem se juntar à equipe do jogador, a menos que Genjuro seja escolhido, pois ele só obtém um companheiro em sua segunda história. Os personagens secundários possíveis incluem Charlotte, Rimururu e Kyoshiro, assim como os outros personagens não escolhidos inicialmente.

No segundo capítulo, um novo personagem, um guerreiro chamado Shippuu no Reon, é introduzido. Quanto às mecânicas de combate, elas permitem ao jogador executar vários golpes usando o joystick, como nos jogos de luta, em vez de selecionar golpes de uma lista, como em RPGs tradicionais. É importante observar que não há armas à venda; cada personagem possui sua própria arma, que pode ser aprimorada ao visitar ferreiros.

Sobre o visual? Simplesmente confira algumas capturas do belo design contido no jogo.

Samurai Shodown RPG vale a jogatina?

Em conclusão? Depende do seu interesse pela franquia, pela SNK e sua paixão pela história dos games.

Samurai Shodown RPG é um daqueles jogos que passamos a vida inteira esperando uma tradução oficial. Então me alegra saber que surgiu uma tradução digna (ao menos em inglês).

Acho ótima a ideia de recontar os eventos de Samurai Shodown de uma perspectiva diferente. É realmente uma pena que o momento de declínio financeiro da SNK tenha mudado o curso natural das águas.

Aqui, todos os personagens dos dois primeiros Samurai Shodown aparecem, seja como ajudantes temporários, parte do enredo ou inimigos. O que só não é tão legal quanto poder executar os golpes manualmente.

Isso, apesar de se afastar do conceito básico de um RPG de turnos, é incrível que exista dessa forma... Sem contar que poder escolher o personagem "principal" foi inovador na época.

Mesmo sofrendo com a existência oficial deste Samurai Shodown RPG apenas em japonês, (língua a qual eu desconhecia completamente) valeu a pena cada minuto de esforço (com traduções inacabadas e defeituosas) apenas para poder imergir um pouco mais no incrível mundo de Samurai Shodown.

Abaixo minha última review de Samurai Shodown RPG (áudio em português)... Onde deixei o link da tradução no comentário fixado.

  1. SNK, ed. (1997). Samurai Spirits Bushido Rensetsuden Sega Saturn Manual de Instruções (em Japonês). SNK, FujiTV, Asatsu. pp. 26–31. T-3112G.

  2. Famitsu, ed. (1997). Shinsetsu Samurai Spirits Bushidoretsuden Guia Oficial (em Japonês). ASCII. pp. 54, 58, 60–63, 68.

  3. SNK, ed. (1997). Samurai Spirits Bushido Rensetsuden Sega Saturn Manual de Instruçoes (em Japonês). SNK, FujiTV, Asatsu. p. 13. T-3112G.

  4. SNK, ed. (1997). Samurai Spirits Bushido Rensetsuden Sega Saturn Manual de Instruções (em Japonês). SNK, FujiTV, Asatsu. pp. 32, 33. T-3112G.

  5. Famitsu, ed. (1997). Shinsetsu Samurai Spirits Bushidoretsuden Guia Oficial (em Japonês). ASCII. pp. 174–185.

  6. SNK, ed. (1997). Samurai Spirits Bushido Rensetsuden Sega Saturn Manual de Instruções (em Japonês). SNK, FujiTV, Asatsu. pp. 18–21, 24. T-3112G.

  7. SNK, ed. (1997). Samurai Spirits Bushido Rensetsuden Sega Saturn Manual de Instruções (em Japonês). SNK, FujiTV, Asatsu. pp. 15, 17, 23. T-3112G.

  8. Famitsu, ed. (1997). Shinsetsu Samurai Spirits Bushidoretsuden Guia Oficial (em Japonês). ASCII. pp. 2–6.

  9. 株式会社SNK (snk-corp.co.jp) (em japonês).

  10. サムライスピリッツ - Wikipedia (em japonês).

Referências:

Confira também: