Krull: Games do Filme

Krull é um Filme inesquecível de 1983 que deixou um curto legado no mundo dos vídeo games. Surgindo nos Arcade e originando um dos melhores jogos do Atari 2600.

PIOR CANAL DO MUNDOREVIEWARCADE

Marcio Baião

Em 1983, os cinemas foram agraciados com "Krull", um filme britânico de aventura de fantasia científica dirigido por Peter Yates e distribuído pela Columbia Pictures. Estrelando Ken Marshall, Lysette Anthony e outros consideráveis talentos da época, o filme conta a história do Príncipe Colwyn e seus companheiros em uma jornada para resgatar sua noiva, a Princesa Lyssa, de invasores alienígenas.

O filme, embora tenha sido inicialmente uma decepção nas bilheterias, conquistou ao longo dos anos um seguimento de culto, elogiado por seus efeitos visuais e trilha sonora, apesar das críticas à sua trama. No entanto, o legado de "Krull" não se limitou às telonas. O universo do filme se expandiu para o mundo dos videogames e pinballs, proporcionando aos fãs uma oportunidade única de interagir com essa história épica de uma maneira totalmente nova.

Uma das primeiras incursões de "Krull" nos videogames foi a versão de arcade lançada pela Gottlieb, D., & Co., uma subsidiária da Columbia Pictures Industries Co., em 1983. Neste jogo, os jogadores assumem o papel do Príncipe Colwyn, enfrentando uma série de desafios para resgatar a Princesa Lyssa. Com controles de joystick duplo e eventos que se repetem com uma dificuldade crescente, a versão arcade de "Krull" pode não ser o melhor jogo de todos os tempos... mas foi realmente bem marcante.

Além da versão arcade, "Krull" também fez sua marca no lendário Atari 2600. Publicado pela Atari, Inc. no mesmo ano, este jogo colocou os jogadores no papel de Colwyn em uma jornada através de quatro fases bem fora da curva pro console, seguindo de perto a trama do filme. Com mecânicas de jogo desafiadoras e fluidez impressionantes para a época, o jogo Atari 2600 proporcionou aos fãs uma experiência interativa memorável.

Ambas as versões dos videogames "Krull" ofereceram aos fãs a oportunidade de mergulhar ainda mais fundo no universo imaginativo criado pelo filme. Desde enfrentar Slayers extraterrestres até atravessar o Deserto de Ferro em busca da Fortaleza Negra, os jogadores puderam vivenciar em primeira mão as emoções e desafios enfrentados pelos heróis do filme, dentro das possibilidades de inteligibilidade do console.

Embora o filme "Krull" possa ter sido inicialmente subestimado, sua influência é inegável. Tanto a versão arcade quanto a do Atari 2600 deixaram marcas no mundo dos jogos, lembrando aos fãs a magia e a aventura que tornaram o filme tão especial. E assim, décadas após sua estreia nos cinemas, "Krull" mantem a marca na memória de quem teve a oportunidade de conhecer na época.

E que criança nunca quis ter sua própria glaive?

Veja mais: