Aprender Japonês

Felizmente, meus estudos de japonês estão avançando, com muito esforço, consumo de livros, animes, mangás, Duolingo e um curso online para aprender japonês do zero.

Marcio Baião

a person with a pen writing on a book
a person with a pen writing on a book

Como criador de conteúdo que fala sobre videogames, animes e mangás históricos e muitas vezes obscuros, é lógico que eu não chegaria a lugar nenhum desprezando o aprendizado da língua japonesa.

Frequentemente, meu público me pergunta sobre a perceptível evolução que apresento nos estudos da língua japonesa. As perguntas seguem quase sempre o mesmo padrão:

“como aprender japonês do zero?”, “como aprender japonês sozinho?” e principalmente “como aprender japonês de graça?”.

Bom, de graça e sem nenhum apoio, o caminho é bem mais difícil. Basicamente, na marra e usando a versão gratuita do Duolingo, você consegue (não é fácil, mas consegue); porém, o aprendizado de japonês no Duolingo está disponível apenas em inglês. Isso significa que, sem uma base em inglês, o que já era difícil vai se tornar uma tarefa ainda mais tortuosa.

Acredito que, com um investimento menor e maior esforço, você consiga ao menos ter uma ideia se realmente quer gastar um pouco mais na difícil tarefa de aprender um idioma tão antigo sozinho em casa. Então, antes de falar do curso que me ajudou (e ainda me ajuda), preciso falar um pouco sobre livros.

Sim! Além de cursos tradicionais, você pode aprender novos idiomas através da leitura. E aprender japonês com livros está longe de ser impossível. Então, antes de falar de qualquer curso de japonês, venha comigo conhecer alguns livros que podem te ajudar nessa caminhada, que é realmente difícil para um ocidental sem nenhum conhecimento da língua japonesa.

Livros para aprender japonês do zero

Japonês Para Leigos

Por: Eriko Sato

Comprar Livro

Kanji Imaginar para aprender James W. Heising e Rafael Shoji
Kanji Imaginar para aprender James W. Heising e Rafael Shoji

Vamos começar com um livro introdutório, projetado para ajudar os iniciantes a desenvolver as habilidades necessárias para se comunicar em japonês no dia a dia.

Eriko Sato apresenta os fundamentos da gramática japonesa, desde os sistemas de escrita hiragana, katakana e kanji, até exemplos de frases e diálogos.

Com uma abordagem prática e fácil de seguir, “Japonês Para Leigos” entrega categorias importantes como a pronúncia, gramática básica, vocabulário e expressões cotidianas. Um excelente toque é que o livro vem com um CD de áudio que ajuda muito com a pronúncia e escuta do idioma.

Uma excelente opção para quem deseja aprender japonês do zero.

Como dizer tudo em japonês: Fale a coisa certa em qualquer situação

Por: Ron Martinez e Nobuo Yanai

Comprar Livro

Como dizer tudo em japonês Fale a coisa certa em qualquer situação
Como dizer tudo em japonês Fale a coisa certa em qualquer situação

Bom... Temos aqui um guia prático que vai te ajudar a se comunicar efetivamente em japonês.

O livro oferece uma ampla variedade de frases e expressões úteis para situações cotidianas, desde apresentações e diálogos curtos até compras e viagens.

Gosto da abordagem direta e objetiva, que deixa claro que o livro foi projetado para ser um recurso de consulta rápida. Ele é organizado em seções temáticas e nos fornece frases em japonês com a transcrição fonética para o alfabeto latino.

É um livro para estar sempre com você. Como bônus, recebemos dicas culturais e aprendemos a não passar vexame, com informações úteis sobre etiqueta japonesa.

Kanji: Imaginar para Aprender

Por: Rafael Shoji e James Heisig

Comprar Livro

Kanji Imaginar para aprender James W. Heising e Rafael Shoji
Kanji Imaginar para aprender James W. Heising e Rafael Shoji

Acredito que você já deva saber disso, mas kanji é o nome do sistema de escrita mais usado na língua japonesa.

O problema é que, para nós, ocidentais falantes de português sem contato com línguas orientais, ele pode realmente parecer muito complexo. "Kanji: Imaginar para Aprender" é essencial para ajudar os estudantes a aprender e memorizar os tipos de kanjis de forma eficaz, e eu diria até divertida.

O livro apresenta uma metodologia didática e progressiva, ensinando a identificar os componentes básicos dos kanjis e associá-los a imagens para facilitar a memorização e aprendizado dos caracteres. Dessa forma, aprendemos japonês de maneira semelhante a como aprendemos nosso próprio idioma quando crianças.

Admita, isso é muito da hora!

Japonês em Quadrinhos: Curso Pré-Intermediário de Japonês Através do Mangá

Por: Marc Bernabé

Comprar Livro

Japonês em quadrinhos Curso pré-intermediário de japonês através do mangá Marc Bernabé
Japonês em quadrinhos Curso pré-intermediário de japonês através do mangá Marc Bernabé

Bom, aqui já não estamos mais tão do zero, mas imagino que quem gosta muito de mangás já tenha ultrapassado as barreiras iniciais da falta de contato com os costumes japoneses.

"Japonês em Quadrinhos" oferece um curso pré-intermediário de japonês através do mangá, como diz a própria capa. E devo dizer que se trata da melhor porta de saída do básico que você vai encontrar em um livro.

Temos aqui uma abordagem única, construída de forma lúdica, onde somos apresentados e imersos em diálogos e situações cotidianas do Japão. Isso vem acompanhado de explicações gramaticais e, de bônus, exercícios práticos para ajudar os leitores a melhorar o vocabulário e a compreensão do idioma japonês.

Eu diria que, se você já está há alguns meses nessa luta para aprender japonês sozinho, este livro será de grande ajuda na sua longa caminhada.

Curso de Japonês

Falando Japonês do Zero

Por: Naoki Amorim

Conhecer curso

curso de japonês
curso de japonês

É, depois de conversar um pouco sobre livros, acho que chegou a hora de te falar do curso "Falando Japonês do Zero".

Sim… aprender japonês pode parecer uma tarefa realmente desafiadora, mas com o método certo, essa jornada pode se tornar muito mais simples e eficiente. E este curso promete e entrega exatamente isso: ensinar japonês de forma prática e eficaz, utilizando métodos que realmente funcionam no dia a dia. Seja para fãs de entretenimento japonês – animes, doramas e etc. – turistas e viajantes que planejam uma viagem ao Japão, ou até para pessoas que pretendem morar no Japão ou profissionais em busca de oportunidades na terra do sol nascente.

O que me fez realmente considerar a aquisição do curso foi, primeiramente, a possibilidade de aprendizado com um nativo, que tem um método simples e eficiente. Tudo que tentei antes mais me confundia do que ajudava. O fato de ter mais de 200 aulas atualizadas regularmente, que me permitem estudar no meu próprio ritmo, e os grupos fechados de apoio no Facebook e Telegram também foi decisivo.

Mas principalmente pelo RISCO ZERO… Me entenda, eu não sei você, mas eu não sou exatamente rico. E mesmo que um dia eu venha a me tornar, sou uma pessoa simples que leva uma vida minimalista e que não gosta de gastar nem um centavo em vão. Então, para mim, é essencial que eu possa testar um produto e ter certeza de que ele realmente vai me ajudar.

A garantia incondicional de reembolso em até 7 dias foi fundamental na minha escolha, e eu não usaria nada que não me desse essa segurança. Também não indicaria nada assim para as pessoas.

Talvez você não me conheça e tenha caído aqui de paraquedas, mas é assim que eu sou. Não estou dizendo que sou um santo ou exemplo de moral e honestidade, sou apenas orgulhoso demais para indicar algo que vá gerar cobranças a minha pessoa por ter prejudicado alguém.

Então, reforço que o curso "Falando Japonês do Zero" é uma excelente opção para quem deseja aprender japonês de forma prática e eficiente, seja para se divertir com entretenimento japonês, viajar, morar ou trabalhar no Japão.

Mas não vou te enganar… realmente requer esforço e dedicação. E curso nenhum pode ser seu único momento de aprendizado. Mas se você, assim como eu, decidiu que não queria mais continuar sem saber falar japonês, então, meu amigo, espero ter te ajudado.

Sinceramente, te desejo bons estudos e que você não desista.

O caminho é longo, mas aprender japonês é algo realmente maravilhoso!