Abadox: Experiência Original

Abadox é um Shmup para NES e Famicom famoso por sua suposta dificuldade. Vamos dar uma olhada nesse horror cósmico da Natsume através dos olhos de um garoto comum dos anos 80 e 90.

PIOR CANAL DO MUNDOCRÔNICANESSHMUPS

Marcio Baião

Abadox: The Deadly Inner War é um daqueles jogos do NES, Famicom (ou Nintendinho) que foge totalmente do padrão visto no 8-bit da Nintendo. Mas como foi jogar isso na época? Vou contar minha experiência e o primeiro contato que tive com Abadox, um interessante Shmup de horror cósmico da Natsume.

O jogo se passa no ano de 5012, onde uma forma de vida gigantesca, um parasita planetário, está à solta pelo espaço, devorando planetas menores em busca de sua próxima vítima. A história começa quando o Tenente Nazal é enviado em uma missão desesperada para interceptar o parasita, que se dirige ao planeta Abadox. A missão é entrar no corpo do parasita e destruí-lo por dentro, onde também está aprisionada uma nave médica com a princesa de Abadox a bordo, acreditando-se que ela ainda está viva.

Nazal começa sua missão com um poder de fogo básico, mas ao longo do jogo, ele pode pegar itens deixados por criaturas azuis, que melhoram drasticamente suas chances de sobrevivência. Existem quatro armas diferentes disponíveis, como o Raio de Três Vias, o Feixe de Estrelas de Cinco Vias, a Arma Laser perfurante e a Pistola de Anel de Pandora. Além disso, há itens adicionais como Speed Ups, Escudos, Mísseis Gêmeos e Campo de Força.

Abadox possui seis áreas principais, cada uma com duas sub-etapas, e é um jogo single-player. Lançado em 15 de dezembro de 1989 no Japão, por 5800 Ienes, o jogo ganhou fama por sua extrema dificuldade.

Porém, essa dificuldade vem da punição ao jogador, já que se morrer em estágios posteriores, perde todos os power-ups, tornando quase impossível se recuperar.

A dificuldade também foi muito exagerada em revistas brasileiras, talvez por imitar as gringas... Mas se você conseguir progredir sem ser atingido, e há muitas maneiras de fazer isso, o jogo se torna de dificuldade apenas mediana.

Abadox é um título único para o Nintendinho, destacando-se também pelo raro gore em um console da Nintendo. Definitivamente, um jogo que vale a pena revisitar sempre.

Veja mais: